DESAFIOS » sped



Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em um grande avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes, permitindo ao fisco a disponibilidade, em meio eletrônico, de grande parte das informações contábeis e fiscais da empresa.

De modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

É composto por três grandes subprojetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e - Ambiente Nacional e representa uma iniciativa integrada das administrações tributárias nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.

De acordo com a RFB, o Sped tem como principais objetivos:
* Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais;
* Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores.
* Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Para os contribuintes, sem dúvida, dentre os benefícios vislumbrados com a implantação desse sistema, destaca-se a redução de custos, além de simplificação e agilização dos processos que envolvem o cumprimento de obrigações acessórias. Para o fisco, o maior benefício gerado é o de uniformizar o processo de coleta de dados contábeis e fiscais, bem como tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários.
Fica claro que o Sped representa a necessidade de que as informações contábeis/fiscais da empresa sejam sólidas e que estejam preparadas para o atendimento dessa nova e moderna exigência legal.
Estamos preparados para proporcionar à sua empresa segurança e tranquilidade no cumprimento dessas novas obrigações. Em 2009, todas as empresas da SeveriFreitas tiveram o SPED enviado dentro do prazo legal, evitando assim a multa de R$ 5.000,00/mês.

Fique atento. Entre em contato conosco e conheça todas as implicações e exigências do processo de modernização fiscal.

Links importantes sobre o assunto:
http://www1.receita.fazenda.gov.br/default.htm
http://www.fazenda.gov.br/
SEJA NOSSOS PARCEIROS




CONTATO RÁPIDO


(81) 3222 4350
(81) 32313650 - Fone/Fax